Blog
20/08/17
12 lugares para viajar no Nordeste
O Nordeste brasileiro é um dos destinos mais desejados do país, extremamente popular entre turistas brasileiros e internacionais. Talvez seja a maravilhosa combinação de praias paradisíacas, seus inúmeros resorts, cultura por todos os lados ou então o sol quente o ano todo…. De tão exuberante, a região Nordeste impõe a obrigação (quase moral) de visitá-la pelo menos uma vez na vida.
E, como muitos lugares do nosso rico país, no Nordeste existem destinos para todos os gostos e bolsos. Aqui listamos 12 lugares entre os mais belos cartões-postais da região que você precisa conhecer.
Lugares para viajar no Nordeste
1 – Genipabu, Rio Grande do Norte
O Parque Turístico Ecológico Dunas Genipabu é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Norte. Localizada no município de Extremoz, Genipabu está apenas 25 km distante do centro de Natal. Com um cenário de tirar o fôlego, o local abriga dunas que são consideradas as mais altas do país. Em um certo ponto, é possível encontrar uma lagoa de água doce, um verdadeiro oásis em meio a paisagem.
2 – Lençóis Maranhenses, Maranhão
A área de conservação ambiental chamada de Parque dos Lençóis Maranhenses engloba um imenso deserto, dunas, mangues, lagoas de água doce e uma imensa representação da fauna e flora brasileira. A areia fina e leve passa por alterações por conta dos ventos fortes, alterando a paisagem, que fica em constante mudança. É um paraíso surreal, entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro. Esta última cidade abriga um dos pontos mais conhecidos, a Lagoa da Gaivota.
3- Morro de São Paulo, Bahia
Quer fugir do trânsito e dos carros? Conheça Morro de São Paulo, uma vila localizada em uma ilha rodeada de praias incríveis, no sul da Bahia. Um dos locais mais visitados do estado, a ilha acessada através de barco em Salvador ou Valença. Rodeada de natureza, a vila conta com praias paradisíacas, ótimos restaurantes pé na areia e pousadas aconchegantes.
4- Porto de Galinhas, Ipojuca (Pernambuco)
Porto de Galinhas é uma praia localizada em Ipojuca, litoral de Pernambuco. São mais de 18 km de areia branca batida, águas mornas e cristalinas. As piscinas de Porto de Galinhas são um refúgio para diversas espécies de peixes que deslizam calmamente para a alegria dos turistas mais curiosos.
5 – Pelourinho, Salvador (Bahia)
Quem é que não quer um pouco do clima baiano? Se você deseja vivenciar uma aula de história em tempo real, deve visitar o Pelourinho em Salvador, pelo menos uma vez na vida. O local possui várias de estilo colonial, a Fundação Jorge Amado, muitas igrejas e a sede do Olodum. História e Cultura caminham de mãos dadas no ponto turístico. Não é à toa que brasileiros adoram e os gringos ainda se apaixonam pela capital baiana.
6 – Baía dos Porcos, Fernando de Noronha
O arquipélago brasileiro já é famoso por suas vistas impressionantes. Entre pedras escuras de origem vulcânica e próximo a uma grande falésia estão piscinas naturais da Baía dos Porcos, ricas em fauna marinha, tornando-se região de preservação. O acesso a uma das praias mais bonitas do Brasil é difícil, mas a paisagem recompensa o esforço de chegada.
7 – Jijoca de Jericoacoara, Ceará
Se você quer saber como se chama o paraíso, o nome que procura é Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, cidade acessada a partir de Fortaleza. Com fama internacional, a praia é famosa pelas redes que são esticadas ao longo lagoa, que varia entre tons de azul e verde, onde você pode simplesmente deitar e relaxar.
Aviso aos navegantes: o local continua um tanto inóspito. O acesso é feito somente através de carros com tração 4×4, que atravessam caminhos de areia. A vila não tem iluminação elétrica, fazendo com que este seja um bom ponto para se observar o céu estrelado.
8 – Praia do Gunga, São Miguel (Alagoas)
O Gunga está localizado no município de Barra de São Miguel, a 33 km ao sul de Maceió, capital do estado de Alagoas. Formada por mar esverdeado, a sua praia é de areia branca e fofa com diversos e enormes coqueirais tipicamente alagoanos. Além disso, possui piscinas naturais e um mirante, de onde é possível ter uma visão panorâmica da região. Além das falésias, aqui você também encontra rochas íngremes que parecem esculpidas pela natureza.
9 – Maragogi, Alagoas
Maragogi é ideal para mergulho, feito em águas calmas, mornas e cristalinas, onde se observam corais e até barcos naufragados. Constantemente comparado às ilhas caribenhas, Maragogi tem 22 km de praias exuberantes e Galés, conjunto de piscinas naturais cristalinas. Vale a pena conhecer também Barreira de Peroba e Taoca.
10 – Maracajaú, Maxaranguape (Rio Grande do Norte)
Com piscinas naturais chamadas de “parrachos”, a praia é ideal para a prática de mergulho, de onde se observa inúmeros peixes e outras maravilhas do fundo do mar. Entre os destaques de sua grande biodiversidade estão espécies como a Barracuda e a Tainha, além de lagostas e polvos. Visite também o Farol, que tem 70 anos de idade.
11 – Canoa Quebrada, Aracati (Ceará)
Aracati, onde fica a famosa praia de Canoa Quebrada, possui uma das paisagens mais lindas que você já viu: com falésias multicoloridas, lagoas e dunas incríveis que abraçam o mar esverdeado completando a paisagem. Lá você também pode fazer passeio de bugue, voar de parapente e curtir o pôr do sol do alto das dunas.
12 – Olinda, Pernambuco
Ó linda, Olinda! A pequena e famosa cidade vizinha da grande Recife costuma aparecer nos noticiários pelo menos uma vez por ano: no Carnaval, com seus famosos bonecos e o frevo tomando conta das suas ladeiras. Mas fora do tempo dos foliões, Olinda é uma cidade calma e charmosa que abriga rica história e está rodeada de exuberante natureza.
Fonte: Quanto custa viajar