Pacotes

< Voltar

São Luís com lençóis maranhenses

  • Duração:

São Luís, uma cidade de contrastes que tem como cartão postal o seu centro histórico com cerca de 4000 construções coloniais e ao mesmo tempo áreas modernas, como a parte litorânea entre a Ponta D’Areia e a Praia de Calhau.


O ideal para quem visita a capital, São Luís, é montar um roteiro incluindo os lençóis Maranhenses e atrativos próximos como Alcântara, Raposa e São José do Ribamar.


O centro histórico de São Luís foi tombado pelo Iphan em 1974 e inscrito como Patrimônio Mundial em 1997. O cartão postal da capital maranhense conta com cerca de 4 mil construções coloniais, com traços e azulejos de influência principalmente portuguesa.


Poderia ser um grande destino turístico, porém uma pequena parte foi revitalizada enquanto o restante se encontra em completo abandono por parte do poder público, em muitas áreas, a sujeira e a degradação tomam conta do local, mas mesmo assim vale muito o passeio. De preferência faça o passeio com um guia, e procure evitar os finais de semana, pois o comércio não funciona, as ruas ficam mais desertas e tende a ficar perigoso. Nas segundas, boa parte das atrações também ficam fechadas.


As principais edificações se concentram no entorno da Rua Portugal e no largo do Palácio dos Leões. Dá para conhecer caminhando e fotografar externamente em pouco tempo, porém para visitas externas é necessário um dia inteiro.


Os principais atrativos turísticos de São Luís e arredores, são: Centro Histórico; praias; cidade histórica de Alcântara; vilarejo de Raposa; e São José do Ribamar.


Praça Gonçalves Dias - Localizada em uma parte alta do Centro Histórico, a praça oferece uma bela vista das construções e da orla do rio anil. É uma bela praça rodeada por palmeiras e casarões históricos, onde se encontra a Igreja dos Remédios, construída em 1719.


Igreja da Sé - No mesmo largo do Palácio dos Leões se encontra a Matriz da Sé, inaugurada em 1699, em estilo neoclássico e altar-mor revestido de ouro.


Teatro Arthur Azevedo - Erguido auge do ciclo do algodão, por comerciantes portugueses, tem estilo neoclássico com detalhes em rococó.


Convento das Mercês - Construído em 1654, o antigo convento abriga hoje o Memorial José Sarney, um espaço cultural e o Museu da Memória Republicana.


Lagoa de Jansen - O parque estadual da Lagoa da Jansen está localizado na área urbana de São Luís, oferece uma bela paisagem e áreas de lazer, local para caminhadas, quadras esportivas e conta com vários restaurantes.

Praias de São Luís


Os 32 km de praias não são os principais atrativos de São Luís e não se comparam com outros destinos do Nordeste. As águas não são claras e geralmente estão impróprias para banho. A dica é curtir a areia, caminhar pelo calçadão, aproveitar os quiosques à beira-mar e observar a grande variação da maré.


Conheça as principais praias:


Praia Ponta D‘areia - Localizada apenas a 4 km do centro, é a mais frequentada da cidade, principalmente por habitantes locais, conta com vários quiosques e restaurantes, local de prática de futebol durante a maré baixa.
No início da praia foi construído um quebra mar com 550 metros de extensão mar adentro com um calçadão de onde se tem uma bela vista da beira mar e do por do sol.


Praia São Marcos - Localizada a 5 km do centro, a preferida da turma jovem e dos surfistas e praticantes de kitesurf, conta com bares, quiosques e calçadão, sua paisagem é formada por dunas cobertas de vegetação.


No local se encontra a Praça dos Pescadores, ode se encontra a escultura metálica dos pescadores puxando a rede.
Praia Calhau - Localizada a 9 km do centro, a Praia Calhau conta com a Avenida Litorânea que acompanha toda sua extensão, possui águas calmas, dunas, vegetação rasteira, quiosques padronizados e restaurantes sobre palafitas. Nos finais de semana, é bem frequentada tanto por banhistas quanto de adeptos de atividades esportivas, como corrida e ciclismo.


Praia Olho D’Água - Localizada a 10 km do centro, esta praia é urbanizada e oferece um visual rústico, formada por uma faixa larga de areia fina, dunas, morros e falésias. A Praia Olho D’Água conta com vários quiosques e é bastante procurada para prática de pesca de molinete e praticantes de esportes à vela.


Praia Araçagy - Localizada a 19 km do centro de São Luís, Araçagy fica no município de São José de Ribamar. É uma das praias mais limpas da ilha, conta com ondas fortes e altas e na maré baixa, formam-se piscinas naturais. possui características diferenciadas, com quiosques de comidas típicas que servem os fregueses em barraquinhas individuais onde os automóveis ficam estacionados na areia.


Valparaíso Acqua Park - Nada como um parque aquático para se refrescar no calorão do Maranhão. O Valparaíso Acqua Park se localiza a 20 km do centro de São Luís, na estrada de acesso a São José do Ribamar e conta com uma grande área e diversidade de piscinas e atrações, como Rio Lento, toboáguas radicais e rampa aquática. No local também funciona o restaurante Valparaíso.


Lençóis Maranhenses


A emoção ao avistar pela primeira vez as lagoas dos Lençóis Maranhenses é inexplicável. Difícil descrever a imensidão da paisagem e a felicidade que toma conta dos viajantes a cada nova lagoa que aparece em meio às dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Nenhum cenário do mundo se compara ao que encontramos por lá. Na verdade, os Lençóis Maranhenses são únicos! É tanta beleza que se torna impossível não se apaixonar. E como acontece com todos que mergulham nas maravilhosas lagoas de água doce cercadas por grandes dunas de areia branquinha, paisagem inesquecível.

 

 

 

Se interessou por esse pacote?

Preencha os campos abaixo com seus dados que entraremos em contato